pulsando

Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Conto poético:: A MONTANHA

Observo, atentamente, a linda montanha que adorna a
minha humilde residência.
Tem um perfil sereno, abriga muitas vidas,de nada reclama,
e faz parte da natureza.
Sua vegetação é menos espessa do que merece.
São poucos os córregos que deslizam por suas encostas.
Alguns já desapareceram, porque cortaram as árvores que
existiam por lá.
Até alguns pássaros se mudaram.
Costumo olhá-la todos os dias, parecendo uma reverência,
uma demonstrarão de carinho, respeito e admiração.
Ela me conhece desde menino, mas sabe que o intruso sou
eu, ser humano.
Todos os dias, os pássaros maiores se aproximam e gorjeiam,
em tom alto.
Creio que começo a entender o que desejam me dizer.
Parecem pedir para que me retire. Ali, não é o meu lugar.
Quando ameaça mudança de tempo, ela é a primeira a me avisar.
Faço uma leitura do seu comportamento e, quase sempre, acerto.
Mas, coisas estranhas vem ocorrendo.
Uma pequena nuvem persiste em não abandonar a montanha.
Quando todas partem, com a chegada do sol, ela permanece.
Fui ver de perto o que estava acontecendo.
É muito densa. Não conseguia vê-la por dentro.
Ouvi vozes, ruídos muito, parecendo me prevenir de alguma coisa,
como traição...
A mesma nuvem já havia aparecido outras vezes. Eu é que não
sabia interpretá-la,
Agora, sempre que aparece, subo à montanha e vou escutá-la.
Parece uma conselheira, atenciosa e sábia.
Um velho homem, contou-me que no início do século XIX, vivia
naquelas imediações um indígena, expulso da sua tribo, acusado
de haver praticado algo, intolerável pelo conselho maior.
Após muitos anos, souberam da sua inocência, preparam uma
grande cerimônia de resgate, e uma festa para recepcioná-lo.
O conselho chegou tarde. Aquele velho indígena já não mais
existia.
Mas sinais dos seus pertences, ainda estão por lá...
Diz a lenda, que a nuvem branca é testemunha da pureza da sua
alma.
Um marco da injustiça cometida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.