pulsando

Seguidores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Conto poético: UM GRANDE MISTÉRIO


A maravilha de uma imponência religiosa, guarda, até os
dias atuais, sério mistério em sua longa história.
Formada a partir de um embrião, datado  do ano de 1.712,
lá permanece um dos grandes orgulhos do povo catarinense,
A Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Aumentada, emendada, reformada e, finalmente, restaurada,
foi o grande referencial do desenvolvimento da  Capital.
Soma, então, nada menos que 300 anos  a comemorar.
Ao lado disto, muitas histórias, bem e mal contadas, bordam
a heróica  trajetória  deste monumento  religioso, fonte de
inspiração e proteção das almas.
Relíquia  da humanidade.
Meu Deus, quantas histórias tenho ouvido, desde criança,
a respeito da Catedral da minha Terra.
A que mais me impressionou, foi a da existência de um túnel
que ligaria o Prédio ao Morro da Cruz, ou até o mar.
Serviria de rota de fuga, para os possíveis ataques de inimigos
conquistadores e saqueadores.
Sempre fui séptico a respeito desses contos. Impossível.
Há poucos meses, um engenheiro da Capital me confidenciou
a existência de uma grande galeria, com início  ao lado da
Catedral e término no mar...
Seria este o túnel de que tanto se comenta ?
Recentemente, ao se restaurar este monumento, foram
encontradas várias ossadas humanas, das quais nunca se
havia falado.
Certa ocasião, uma Senhora, bem idosa, que muito bem
conhecia aquele Prédio, me disse haver uma escada,
dando acesso a uma galeria "sem fim ", e que o padre
proibiu-lhe de "bisbilhotar aquele lugar ".
Nesta recente restauração, foram encontrados vários
tesouros"históricos culturais".
Alguns, somente explicados por hipóteses.
Espero que algum incidente de percurso, venha
iluminar este "tunel do tempo', se existir...
Enquanto isto não acontecer, mesmo no escuro, muitas
histórias irão surgir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.