pulsando

Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conto poético: RUÍNAS DA SAUDADE


 
 
Estou à frente do mais remoto passado, da minha vida.
Na descida daquela montanha, já  engolida pela mata,
silenciosamente,  repousam  pedaços da casa em que morei.
São ruínas que guardam lembranças, do meu  feliz tempo de
criança.
Era uma pequenina casa, cheia de amor.
Dentro, tudo o que mais amei na vida...
Fora, a exuberante beleza de uma natureza, frente ao mar.
Recomponho os  restos no tempo, sou ajudado pelo vento,
e aquela casinha renasce  no meu coração.
Está linda, ouço vozes, sinto cheiro,  vejo as minhas pessoas
sorrindo, me abraçando, dando as boas vindas...
Quero falar, não consigo,  só vejo amigos, correndo para me
abraçar.
Sou um viajante do tempo, a retornar.
Falam do passado, histórias verdadeiras, das  inocentes 
brincadeiras, que tantas vezes relembrei.
Meu Deus, tudo está ali.
Até a toalha branquinha, estendida sobre a mesa, guarda a
nobre beleza,  a pureza de uma Santa Mãe, que um dia a
estendeu.
Vejo minha cama, tão arrumadinha,  meu chinelo na porta da
cozinha, esperando por meus pés, para entrar.
Sobre o baú de roupas, minha pasta escolar.
Ansiosamente, apanho meus cadernos,  e me ponho a escrever
estas reminiscências, sem saber que seriam  essências,  de um
passado  cheio de  amor.
Sinto, juro, o cheiro do café, que nunca mais, igual,  na minha vida
tomei.
Ouço passos, pela varanda a caminhar, suaves  como plumas,
me pedindo para entrar.
Acaricio aqueles  rostos, lavo aquelas ruínas  com lágrimas de
saudade... voltei para ficar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

28 comentários:

  1. Que lindo poema, as reminiscências me fazem chorar, lindo tudo o que escrevestes por aqui, assim como você sinto saudade de minha infância, tão linda quanto a tua, (acredito que tenha sida a tua infância aqui descrito), foi um prazer poder ler!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivone !
      Foi a minha infância, sim, amiga...
      Tudo isto me traz fortes e gratas
      recordações. Muito agradecido por
      tua, sempre, doce visita.
      Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir

  2. Sinval! Fiquei emocionada e viajei para um passado distante. Fiquei encantada com a imagem,pura poesia. Abraços iara em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Iara !
      Estas são as felizes ruínas do
      meu passado de criança. Quantas
      lembranças estas coisas me trazem...
      Muito grato, amiga, por tão distinta
      visita. Um carinhoso abraço.
      Sinval.

      Excluir
  3. Lindo e comovente. Um carinhoso abraço Sinval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, Nádia Santos !
      Muito grato pela sensibilidade,
      e pela carinhosa atenção.
      Um fraterno abraço, querida.
      Sinval.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá amigo, Arnoldo Pimentel !
      Fico muito feliz que hajas
      aprovado. Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir
  5. Linda cronica poética!
    Um abraço daqui do sul do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Dilmar Gomes !
      Muito agradecido por tua
      aprovação. Fico muito feliz !
      Um fraternal abraço, conterrâneo
      do sul do Brasil.
      Sinval.

      Excluir
  6. Olá Sinval,boa tarde!
    Tão bom recordar pessoas e momentos que
    marcaram nossas vidas...
    Que texto primoroso... gosto de te ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, Clau !
      Que prazer ler o teu comentário !
      Muito agradecido. Um carinhoso
      abraço.
      Sinval.

      Excluir
  7. São memórias a recordar um passado. Quando assim é, podemos dizer: "recordar é viver". Se ninguém vive do passado, ele nos deixa muitas pistas para os amanhãs, que nunca devemos desprezar.

    http://danielmilagre.blogspot.pt/
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Daniel Costa !
      Bonitos ensinamentos, os teus.
      Muito grato, por este atencioso
      comentário. Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir
  8. Uma vida assim vivida é para ser lembrada eternamente! Felizes somos quando temos tocantes recordações! Belo e poético depoimento. Poesia da vida!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, Célia Rangel !
      Como fico grato, e emocionado, com
      tua manifestação !
      Um carinhoso abraço, do fundo do
      meu coração...
      Sinval.

      Excluir
  9. Boa noite amigo Sinval!
    Amei suas lembranças, sua saudade...
    Simples coisas que não dá para esquecer.
    Lindo demais!

    Beijos da amiga Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, Fernanda Oliveira !
      Emocionado, externo meu agradecimento,
      por todo este carinho. Um fraternal
      abraço, querida.
      Sinval.

      Excluir
  10. Leía tus hermosos recuerdos y a la vez recordaba pasajes de mi infancia, bello poeta, me encantó. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga, Soledad del Sol !
    Fico muito honrado, em receber tua
    manifestação, vinda de tão longe,
    e de um País tão belo !
    Muito agradecido. Um fraterno
    abraço, aqui do Brasil.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo

    São momentos que ficam sempre eternos em nós. Adorei passar aqui e como gostei, tomei a liberdade de seguir, para voltar com mais tempo.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  13. Oi, amiga Sonhadora(RosaMaria) !
    Muito prazer em te receber, por aqui,
    vinda do outro lado do Oceano...
    Fico envaidecido, feliz, e muito grato.
    Um carinhoso abraço, querida.
    Sinval.

    ResponderExcluir

  14. "O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar."
    Amigo escritor, não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar pelo dia do escritor, já é noite, mas não me impede de te desejar muita saúde e inteligência para que continues a escrever divinamente como escreves.
    Gosto muito de um pensamento de Paul Claudel "Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua”. E você faz isto muito bem. Parabéns! Felicidades!
    ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, Professora Lourdes !
      Fico muito feliz, com o teu generoso
      comentário. É um conto ancorado em
      fatos reais da minha infância, minha
      família. As lembranças estão vivas...
      Parabéns pelo dia da avó, hoje.
      Um carinhoso abraço, querida.
      Sinval.

      Excluir
  15. Que linda crônica, cheia de poesia e um tiquinho de tristeza; digo triste porque não voltam esses momentos de intensa felicidade. E quando não voltam, deixam lindas lembranças, mas muita saudade.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi, querida amiga, Tais Luso !
    É verdade. Todos temos lembranças
    alegres, e tristes. Até as alegres
    nos causam profundas saudades, e
    nos fazem sofrer... Muito agradecido
    pela honrosa presença, e generoso
    comentário. Um carinhoso abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  17. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.


    ResponderExcluir
  18. Querida amiga, Evanir !
    Não sei o que tanto te aflige.
    Mas sei que és mais forte do
    que o sofrimento.
    Haverás de ultrapassar as barreiras,
    com certeza. Não te deixa abater,
    por favor. Estarei rezando, creia-me.
    Muito grato, por tua amável presença.
    Um fraternal abraço, e um feliz, muito
    feliz, domingo.
    Sinval.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.