pulsando

Seguidores

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Conto poético: Confidencias Restritas




"Não me importo com os nomes, endereços 
ou o que fazem, embora insistam em  tudo  
me  contar.
Minha conversa é restrita, pois tento ser
artista  na arte de representar.
Mas não vivo de aplausos e sorrisos...
Conto os minutos  para o espetáculo 
terminar. 
Tenho contas a prestar.
Há dias  em que  enfrento  filas. 
outros, nem tanto.
Meu céu não tem cor, deuses ou santos.
Os castigos e milagres, sou eu mesma 
quem dou.
Não há sonhos. Foram desfeitos...
Os sorrisos, também, são encomendados.
Sou uma vendedora  de fantasias, com a 
decoração que o cliente  desejar.
Achas que tenho duas caras ?
Não !
Tenho  muitas, uma para cada  lugar.
Faço o amor acontecer, sem  amar, do 
anoitecer ao amanhecer.
Não conheces o meu  mundo, moço ! 
O teu, sei como é. "
Dito isto, atendeu a um novo chamado e, 
num caminhar  elegante e apressado,  
sumiu na multidão.
Esqueci de perguntar o seu nome, mas já
a vi em alguma  esquina da vida...
São todas  parecidas, mas  diferentes criaturas,  vendendo
 amor com ternura, fazendo  a vida  acontecer
 e da amargura esquecer !
Sinval Santos da Silveira

18 comentários:

  1. Olá Sinval um bom conto sobre a vida de quem se lança para sobrevivência nesta difícil arte pelas noites com todas suas ratoeiras.Há um encanto pela personagem que se mostra amável e bem consciente de seu destino.
    Muito bom conto em corpo de poesia.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Toninho amigo !
      Tão verdadeiro quanto este conto, é
      o teu comentário...
      Muito grato pela atenção e pelo registro.
      Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir
  2. Que retrato fiel de "uma vida" que dizem ser "vida fácil"... Ao que não concordo. São seres humanos que merecem todo respeito, sem nenhum preconceito. Cada um faz sua escolha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Célia Rangel, querida Amiga !
      Extrai este conto de uma conversa com
      a moça...
      Foi muito interessante !
      Fico grato por tua presença e carinhoso
      registro. Um fraterno abraço, aqui do
      Brasil.
      Sinval.

      Excluir
  3. Ah, eu acho que apesar do sorriso, elas têm vidas muito tristes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga, Ana Bailune !
      Certamente, a tristeza é a grande
      companheira, pela permanente frustração
      emocional e, também, social...
      Muito agradecido pelo comentário.
      Um carinhoso abraço, aqui do Brasil.
      Sinval.

      Excluir
  4. Bom dia Sinval, seu texto/poema tem uma dose de compreensão e amor, poesia pura, pois viver é mesmo uma grande aventura, cada qual sabe de si, cada qual dá o que tem em si, o que pode, nem sempre por escolhas, mas por muitas razões em que nada e nem ninguém pode julgar.
    Sua sensibilidade captou a alma de quem é mesmo muito taxada pela sociedade, mas que há dignidade em tudo, quem vende o corpo vende o que é seu, compram os que estão piores, sofrendo terrivelmente de dores, no caso, a triste solidão!
    Abraços apertados e obrigada pelo carinho da visita e comentário lá em um dos meus espaços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Amiga, Ivone !
      Como és atenciosa !
      O teu comentário é simplesmente
      verdadeiro. É desta forma que as
      vejo.
      Quanto ao teu blog, É LINDO !
      Parabéns e muito grato, com o meu
      carinhoso abraço.
      Sinval.

      Excluir
  5. Sinval
    em forma de conto/poema expôs de uma forma subtil os amores comprados/vendidos de alguém que se diz da "vida fácil" que eu ate acho que nem será, mas sim uma vida cheias de amargura e não só.
    admiro muito como consegue dizer tanto numa poesia escorreita e fácil de entender.
    meus parabéns meu amigo
    bom fim de semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga, Piedade Araújo Sol !
      Como te admiro e ao teu blog, também !
      Fico muito agradecido pelo teu incentivo,
      generosidade e destacada atenção.
      Um carinhoso abraço, aqui do Brasil, e uma
      feliz semana !
      Sinval.

      Excluir
  6. Um poema cheio de compreensão pela realidade humana! Gostei muito meu Amigo Sinval. Que tenha uma boa semana.
    Um beijo daqui de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e especial Amiga, Graça Pires !
      Sempre fico grato e emocionado com tua nobre
      presença.
      Desejo que tenhas uma feliz semana, junto aos
      teus amores !
      Um carinhoso abraço, aqui do Brasil.
      Sinval.

      Excluir
  7. Belíssima imagem, amigo!
    E belos versos também!
    Ela, à alma faz bem
    E os versos ficam comigo

    Juntos d'alma e os bendigo
    Pela beleza que os têm,
    Pois deles o belo vem
    Como se um deleite antigo

    Que sinto desde criança
    Ser a poesia herança
    Deixada por meu avô

    Materno, cuja lembrança
    Quanto mais o tempo avança
    Ele é o mais forte pivô.

    Parabéns pela bela imagem e os belíssimos versos prosados, Sinval! O tema é milenar - elas sempre existiram e cada vez menos parecem que as são. Parabéns! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Distinto Poeta, "Silo Lírico" !
      Receber tão nobre manifestação,
      é chancelar meus modestos dizeres,
      por um escritor tão competente !
      Fico gratíssimo e desejo que tenhas
      uma ótima semana, junto aos teus
      amores.
      Sinval.

      Excluir
  8. Uma prosa poética fantástica, real e extremamente triste. Vida fácil? Não, a mais difícil vida, suponho. Você contou com classe, com compaixão, deu para perceber já no começo!
    Muito bom, querido poeta! É, entrou a parte poética e amenizou...Acho que foi esse um dos mais lindos, verdadeiros que li aqui.Digo lindo pela delicadeza da narrativa.
    Beijo, amigo.

    ResponderExcluir
  9. Amiga e vizinha, Escritora Taís Luso !
    Fiquei sem fala ao ler o teu generoso comentário.
    Tu, também, és dotada de um sensibilidade ímpar.
    São pessoas merecedoras de todo o meu respeito...
    Muitíssimo grato pela especial atenção, um fraterno
    abraço e uma ótima semana !
    Sinval.


    e

    ResponderExcluir
  10. Com grande sensibilidade você faz o retrato dessa vida sofrida que muitos chamam de vida fácil.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, Sônia Brandão !
      São merecedoras do meu respeito,
      por várias razões.
      Muito grato por tua atenção e pelo
      generoso comentário.
      Adorei o teu blog " pássaro impossível".
      Um carinhoso abraço.
      Sinval.

      Excluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.