pulsando

Seguidores

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Conto poético: CONFISSÕES DE UMA PROSTITUTA APOSENTADA



Conversei com uma ex prostituta.
Estava sentada na escadaria  da  Catedral da
minha Cidade.  
l6,00h,  assinalava o relógio do campanário,
parecendo me cumprimentar.  
Eu a olhei e ela  pediu para acender a sua piteira.
Como não fumo,  sorriu, agradeceu  e puxou conversa.
"  Trabalhei  aqui, na Praça XV de Novembro, por mais
de trinta anos.
Ninguém pode imaginar o que passei, para criar e
educar a minha filha.
Minha única filha... hoje uma  Dentista bem sucedida,
numa cidade do Estado vizinho.
Abandonei a prostituição.
Prostituta velha ?  Nem pensar !
E, por justificada vergonha, fui abandonada por minha 
filha.
Meu genro e meus dois netos, pensam que sou
falecida.
Já se vão mais de  dez anos que não os vejo.
Nem me conhecem. É melhor assim.
Lá, naquele prédio,  recebia a minha clientela, fiel e
assídua.
Todas as segundas feiras , às 13,00 h., eu ia ao 
banco fazer a remessa do dinheiro à  ela, quando
estudante  e até se firmar na  profissão.
A última mensagem  me dizia que não remetesse mais
dinheiro, pois já estava independente.
Hoje, solitária,  vivo de uma pequena aposentadoria da 
previdência.
As  lembranças do  passado  me contam  lindas  histórias 
mas, por vezes,  tristes..."
Neste momento, uma lágrima viajou por sua face, repleta de 
profundos desenhos, artisticamente esculpidos pelo tempo,
que somente ela é capaz de interpreta-los...

10 comentários:

  1. Boa noite. Muito triste mas a verdade é que existem milhentas histórias análogas. Existem mesmo.
    .
    Deixando um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo Águialivre, boa noite !
      Em cada relato, uma história mais
      chocante que outra. É só prestar
      atenção. Muito grato, amigo, pelo
      registro e um fraterno abraço, aqui
      do Brasil !
      Sinval.

      Excluir
  2. Que coisa mais triste isso, Sinval! Pensa, uma mulher nessa vida e mandando dinheiro para a filha estudar e no fim está sozinha, abandonada pela própria filha que tem vergonha. Claro, não acho que não tenha de ter, mas a posição da mãe... é triste, muito.
    Conto realista, muito bom, amigo, mostra a vida como ela é, lembrando Nelson Rodrigues.
    Beijo, querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga/Escritora, Taís Luso !
      Uma gota de atenção, uma tempestade de
      informações...
      Um mundo completamente diferente, onde
      a realidade confronta a felicidade.
      Muito grato, Vizinha, pela compreensão
      da vida e medição da dor.
      Um fraternal abraço.
      Sinval.

      Excluir
  3. Histórias que a vida conta...conheci algumas,
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Socióloga, Guaraciaba Perides !
      São diferenças e comportamentos sociais,
      encarados como profissão, na esteira de um
      episódio, quase sempre, com final infeliz.
      Um ótimo final de semana, Amiga, e um
      carinhoso abraço !
      Sinval.

      Excluir
  4. Há cada história mais triste! Esta é muito comovente.
    Uma boa semana.
    Um beijo daqui de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mestra/Graça Pires !
      Sem oportunidade e frente à necessidade,
      suspende-se todo e quaisquer julgamentos
      moral, social ...
      Muito agradecido pela costumeira atenção.
      Uma ótima semana e um carinhoso abraço,
      aqui do Brasil !
      Sinval.


      Excluir
  5. Existem tantas histórias assim. Quase todas elas acabam tristes.
    .
    Hoje
    Límpidas Gotas de Amor em execução de Carência.
    .
    Deixando um abraço poético.
    Uma terça feira muito feliz. Boa tarde.
    .

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gil António, boa noite !
    Verdade, Amigo.
    As histórias, verídicas, são de cortar
    o coração.
    Muito grato pela atenção e uma ótima
    semana.
    Diga-me como acessar sua página, por favor.
    Um fraterno abraço.
    Sinval

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.