pulsando

Seguidores

domingo, 9 de setembro de 2018

Conto poético: UM FÓSSIL DA PRÉ-HISTÓRIA



" Estou aqui, nesta mesma posição, há milhares de anos.
Até então, ninguém me encontrou.
A  terra, que me acolheu,  transmitia os recados do meu 
povo.
Olha-me bem, mas com todo o cuidado.
Tenho muito  a  revelar  !
Pelos sinais que preservo, poderás  saber se sou  um
guerreiro ou mulher.
Minha idade, saberás com precisão.
Altura e  peso, também. 
Até minha cor, te direi.
Meus dentes te falarão sobre  a minha alimentação.
Revelarei  o que me trouxe até aqui.
Acredita em mim !
Queres saber o meu nome ?
Não posso te informar,  mas aceito o apelido 
que  queres me dar.
Ficarei muito feliz !
Quem sabe, "Abu"...
Acho bonito !
Deixa o sol me aquecer.
Sinto frio e  saudade da minha gente...
Obrigado,  por haveres   retirado este manto 
de terra.
No mais, algum poeta falará por mim. "
Sinval Silveira

8 comentários:

  1. Gostei deste poema sobre o fóssil humano encontrado recentemente no Brasil. Ouvi a notícia. Muito bom meu Amigo Sinval.
    Uma boa semana.
    Um beijo, daqui de Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mestra, Graça Pires !
      O Arqueólogo, que aparece na ilustração,
      é filho de um amigo meu. Este fóssil
      pode datar de milhares de anos.
      Muito grato pelo comentário.
      Um fraterno abraço, aqui do Brasil !
      Sinval.

      Excluir
  2. Nossa, que lindo!! Depois do incêndio do Museu Nacional, li com tristeza e pensando em tudo que perdemos: a nossa memória! Tudo está no teu poema...
    Beijo, querido poeta. Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Escritora e Vizinha, Taís Luso !
      Foi uma descoberta muito feliz.
      Deixou o mundo da arqueologia entusiasmado.
      Este fóssil pode ter uma datação de,
      aproximadamente, 10.000 anos.
      Muito agradecido pela atenção, Amiga.
      Um carinhoso abraço.
      Sinval.



      Excluir
  3. Olá Sinval querido

    Gostei muito...


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida Amiga, Ani !
    Fico muito feliz por tua atenção.
    Um ótimo final de semana, com o
    meu fraterno abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sinval! Belo texto! Vim ao seu blog por indicação do meu pai. Sim, sou o pesquisador que aparece na foto, evidenciando o esqueleto. Tocou-me a maneira com desses voz ao indivíduo que ali está sepultado, principalmente a parte do "sinto frio e saudade"... Pensar nisso nos faz ter um sentimento diferente em relação ao achado, menos científico e mais humano. Parabéns pelo trabalho e pelo blog! Continue nos permitindo sentir com mais intensidade e mais carinho as coisas da vida, só temos a ganhar com isso! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Historiador/Pesquisador, Cassiano !
      Parabéns pelo teu belíssimo trabalho !
      A humanidade, certamente, te é grata.
      Muito agradecido pela atenção e generoso
      comentário.
      Um fraterno abraço e uma ótima semana !
      Sinval.



      Excluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.