pulsando

Seguidores

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Conto poético : CABOCLO DO JAMUNDÁ


À margem do Jamunda,  no interior de uma humilde e
acolhedora casinha de caboclo, desfrutei o privilégio de uma
rica  prosa com seu morador.
Tem  nome, sim.
" Vardi da  Fefé ",  um sábio  homem !
Não soube me dizer se tem registro oficial, o seu nascimento.
Sente prazer em dizer que nunca foi  à  escola, e que jamais
tomou um só remédio de farmácia.
Conhece as plantas  "chazeiras"  e, disto, muito se orgulha !
Não conhece dinheiro e sorriu, com todos os dentes, quando lhe
perguntei  se isto não lhe faz falta.
Seu moço, tenho tudo de que preciso para viver.
Deus, não me deixa faltar nada.
Colho, quase tudo, na floresta e planto o que lá não
encontro.
Minhas galinhas me dão ovos, todos os dias, e o amigo 
Jamundá,, que trouxe o senhor até aqui, me dá peixes a
qualquer hora do dia e da noite.
Quando preciso  de alguma coisa, que não tenho por
aqui, troco, no vilarejo, por mercadorias que  estão sobrando.
Planto feijão, milho, mandioca e tudo mais.
Para que dinheiro ? 
Entende, agora ?
Nasci  assim e assim  tenho vivido, com mulher e 11
filhos.
E a vida do Senhor, como é ? "
Respondi-lhe, constrangido:
Não é tão boa quanto a sua, certamente.
Um dia, quero virar "caboclo", se Deus me permitir, como
o senhor, Amigo  !
Sinval Silveira

5 comentários:

  1. Que lindo, lindo e comovente, adoro ler, ver, sentir essa pureza de alma dos que moram assim, realmente eles não precisam de nada, já têm a natureza e a casa, onde com certeza, não falta nada!
    Um conto maravilhoso, e posso até dizer, que acredito que tenhas tido essa conversa com o caboclo dessa casinha linda, pois eu já viajei e fui em uma linda aldeia de índios, nas matas do Amazonas, quando conversei com índios felizes da vida!
    Abraços apertados amigo poeta Sinval!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga/Poetisa, Ivone!
      São 14, os afluentes do Rio Amazonas.
      Cinco deles compõem a margem esquerda,
      onde se encontra o "Jamundá".
      Nove, na margem direita.
      Cada qual mais lindo do que o outro !
      Deus, se morou neste Planeta, certamente,
      foi naquela Região.
      Indescritível !
      Muito obrigado, Amiga, pelo carinhoso
      comentário e uma ótima semana !
      Sinval.

      Excluir
  2. Uma história poética sobre alguém que vive daquilo que a Natureza lhe oferece. Até faz sonhar se não poderíamos viver de igual modo. Muito belo, meu Amigo Sinval.
    Uma boa semana.
    Um beijo daqui de Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Um relato muito importante pois nos mostra que viver bem possui um significado muito mais amplo do que buscar necessidades.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Mestra Graça Pires !
    Aquela área geográfica da Amazônia, é uma fantástica
    região. O mundo deveria conhece-la. A Antropologia
    deveria debruçar-se sobre ela... povos indígenas que
    ainda não fizeram contato conosco. Reinos vegetal,
    animal e mineral, ainda intocados. Uma bacia hidrográfica
    indescritível ! Tudo em tamanho gigantesco ! Um orgulho
    para o meu País.
    Muito grato pelo carinhoso comentário, uma ótima semana,
    e o meu afetuoso abraço, aqui do Brasil !
    Sinval.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.