pulsando

Seguidores

sábado, 6 de julho de 2013

Conto poético: HISTÓRIA DE FEITIÇARIA


 
Certamente, por seus encantos naturais,   e pelos imigrantes,
que aqui chegaram,  os habitantes desta  Ilha formam um povo
muito místico.
São curandeiros, benzedeiras, sortistas,  terreiros de  candomblé, 
religiões diversas. Terra de gente feliz, sim.
Vizinha a minha  casa, nas  épocas de adolescente, residia uma
família  simpática, e alegre.  Ótimos vizinhos.
Um deles, meu amigo de escola,  de futebol, e de  todas  as
brincadeiras de criança.
Seu irmão, bem  mais velho, já um homem feito, adoeceu de 
tristeza.
Toda a família, solidária,  ficou preocupada, pois o jovem não saía
do  quarto, não se comunicava com ninguém,  interrompeu seus
compromissos escolares, e tudo mais.
Na época, não se possuía maiores  informações, sobre depressão.
Bebia todos  os chás receitados pela vizinhança, e  tomava
alguns  remédios,  recomendados pelo balconista da farmácia.
O serviço médico  não alcançava a sua classe  social.
Seu pai, já em desespero, procurou uma curandeira, ou melhor,
uma   "feiticeira" de grande fama.
Curioso,  presenciei os trabalhos.
Desocupou os aposentos, lavou todo o ambiente, com água e
sabão,   espalhou   álcool pelas paredes, trocou os móveis de posição,
fez orações e,  finalmente,  rasgou o travesseiro,  retirando do  seu
interior  coisas  estranhas, como  fragmentos de ossos,  penas de
aves,  e terra do cemitério. 'Tétrico ...
Disse-lhe, em seguida, com  voz assustadora:
"Está  aqui, meu filho, todo o teu mal. 
Um feitiço feito por uma mulher, com o  coração repleto de  ódio, e
vingança, por haver sido  rejeitada pelo teu amor."
Ernesto chorou, copiosamente,  mas, no dia seguinte,  retomou
sua vida  normal. Curado !
Faço, hoje, minhas deduções pessoais, mas em respeito àquela  
feiticeira,  não  devo declara-las, seria injusto, mesmo porque posso
estar equivocado ...
 
 

28 comentários:

  1. a imagem escolhida por si já nos faz viajar no texto.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Nicinha, "PERSEVERÂNÇA" !
      Muito agradecido, querida, por
      toda esta atenção, e carinho.
      Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir
  2. Um lindo conto Sinval,mas eu não acredito muito em feitiços,tenho as minhas dúvidas.

    abraços amigo.
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga Carmen Lúcia.Prazer
      de Escrever !
      Também tenho as minhas dúvidas,
      mas a história e 100% real e,
      por isto, me deixa confuso...
      Muito agradecido, querida, e um
      fraterno braço.
      Sinval.

      Excluir
  3. Quem sabe?? Acho que tem muita coisa nessa vida que não explicamos, gostei de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga Patrícia Galis !
      Pois é assim mesmo. Também
      fico sem entender... confuso,
      dado a veracidade do conto.
      Um fraterno e caloroso abraço,
      querida. Muito grato.
      Sinval.

      Excluir
  4. Oi Sinval, este texto fala de culturas antigas e que ainda é forte em muito forte, inclusive no Brasil. não sou muito adepta mas não sou contra a quem acredita.
    OBRIGADA PELA VISITA, UMA NOITE ABENÇOADA. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Professora Lourdes !
      Entendo a sua posição.
      Também fico nos meios termos.
      Muito agradecido pela pronta
      atenção. Um carinhoso abraço,
      querida.
      Sinval.

      Excluir
  5. Bom dia Sinval, olha acho que nesse mundo de meu
    Deus existe tantas coisas que não sabemos explicar
    Já tivemos uns problemas em família há muitos anos atrás
    que até hj não temos explicações.....por isso eu creio em maldade
    sim tem muita gente má que faz o mal por inveja e ódio
    Mas temos um Deus que nos da fé e sabedoria para não deixar
    esses horrores em nós
    Abraços de bom domingo
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Rita !
      És muito sensata. Também
      prefiro não descartar
      enigmas que desconheço.
      Muito agradecido por
      toda esta atenção. Um
      fraternal abraço.
      Sinval.

      Excluir
  6. Estou passando para apreciar sua maravilhosa página e agradecer por estar conosco.
    Faço de suas palavras as minhas ao referir-me a sua página.
    Muito obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "Artes 100 Fronteiras" !
      Muito agradecido pela carinhosa
      atenção, amiga. Um fraterno
      abraço.
      Sinval.

      Excluir
  7. Olá Sinval, um belo texto trazendo um tema que nos põe diante de um fato que muitos viveram sem outra explicação. Legal!! Parabéns!
    Beijos, Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga VILMA PIVA !
      Muito agradecido pelo generoso,
      e carinhoso comentário. Fico
      feliz !
      Um fraterno abraço, querida.
      Sinval.

      Excluir
  8. Muito obrigada pelas mensagens e carinho sobre minha cirurgia.

    Estou parcialmente de volta,pois ainda falta fazer outra.

    Veja meu último post.

    Beijos e linda semana

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga,
      Donetzka Cercck L. Alvarez !
      Fico muito feliz em saber que
      estás voltando às atividades,
      ainda que devagar... Muito
      grato pela deferência da tua
      atenção. Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir
  9. Meu amigo

    Passando para agradecer a visita carinhosa e como gostei de tudo aqui estou seguindo para voltar mais vezes.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida "Sonhadora"(RosaMaria)!
      E eu fico muito agradecido, e honrado,
      com tua amável visita. Um carinhoso
      abraço, amiga.
      Sinval.

      Excluir
  10. Houve uma época que não se conhecia sobre depressão, não se ouvia falar nisso. Então apelava-se aos curandeiros, feiticeiros... e às vezes dava certo. Razões? Difícil de saber. A igreja católica oferecia 'Diretores espirituais', achavam que o mal era um afastamento de Deus...

    Grande abraço, gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Tais Luso !
      Fico muito feliz com tua presença,
      e amável comentário. Concordo
      plenamente. Muito agradecido, e um
      fraternal abraço de bom dia.
      Sinval.

      Excluir
  11. Muito bom.
    Uma "feitiçaria" destas não faria
    mal em nossas gavetas, em nossas
    casas, em nossas vidas...
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Louraini Christmann !
      Fico feliz que hajas gostado.
      Muito agradecido por teu
      comentário, e um fraterno
      abraço, querida amiga.
      Sinval.

      Excluir
  12. Olá amigo Sinval, como vai?
    Olha eu acredito sim que tem gente que faça mal para os outros... A inveja e a raiva leva o ser humano a isto.
    E essas coisas só não pega, e não destrói a vida de quem vive uma vida em ligação com Deus.
    Legal o conto!

    Beijos!

    Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga Fernanda Oliveira !
      Concordo, sim, com tua opinião.
      Fico muito grato por teu cordial
      comentário. Um carinhoso abraço,
      querida.
      Sinval.

      Excluir
  13. Caro amigo e poeta Sinval !

    Conto interessante. Embora respeite, não me preocupo com isso, pois tenho sempre Deus, nosso Pai Maior, no coração.
    No passado isso, principalmente na Idade Média, tinha um peso descomunal tanto que era atacado pela Igreja Católica, todavia gostei do texto. Meus parabéns.

    POETA CIGANO - 11/07/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, Carlos Rímolo,
      "POETA CIGANO"!
      Verdadeiras informações.
      Joana D'Árc, por exemplo, foi
      condenada à morte, na fogueira...
      Muito grato por tua generosa
      atenção. Um fraternal abraço.
      Sinval.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Oi amiga, Maria José Rezende !
      Muito agradecido pela delicadeza
      da presença, e amável comentário.
      Um fraterno abraço.
      Sinval.

      Excluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.