pulsando

Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Conto Poético: BRAVO GUERREIRO DA JAGUARUNA

 





Como são lindos  os teus domínios !
Planos, como o mar que  os  circunda, em  dia de calmaria !
O vento acaricia  a face estranha, parecendo dar as boas vindas.
Escuto, nas ramagens, a tua voz, comigo a conversar...
Nas  ondas bravias e impacientes, ouço o grito de saudade,
que já se repete por  centenas de anos, perguntando por ti.
Sinto tua presença, na densa natureza que tanto preservaste.
As flores silvestres, aprisionaram o perfume da tua gente,
para que jamais fosse esquecida.
Os passarinhos relembram o mesmo, canto que entoavam
em tua época.
Que nome lindo, deste a esta Região !
JAGUARUNA !
Homenagem à ONÇA NEGRA,  que habitava por
aqui.
Outra homenagem, prestada por ti, foi   " CAMACHO ",
formato da Lagoa, lembrando um " Seio Agudo ", no
teu olhar, à entrada e saída da maré.
Finalmente,  fico muito grato e honrado, por me 
permitires plantar minha casa em teus domínios,
Bravo Guerreiro Tupi guarani !
Sinval silveira

6 comentários:

  1. Animal lindíssimo. Gostei muito do poema/texto. Intenso e profundo.
    .
    Feliz dia dos namorados … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que bonito, o seu texto e a imagem da onça, meu Amigo Sinval! Os índios tupi guarani eram guerreiros bravos, sim. Tenho lido sobre eles.
    Essa região deve ser muito bela e o seu poema canta-a de forma maravilhosa.
    Continue a cuidar-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo, daqui, de Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Poema vero e magnificamente ilustrado.
    Os meus Parabéns, Sinval.


    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  4. Riquezas que se perderam e só existem na história das línguas nativas. Enquanto existirem as línguas e as velhas tradições indígenas.' É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE' E não deixar tudo se perder.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo Sinval, um lindo texto falando dessa maravilha de onça preta, que fantástica essa imagem!
    Fiquei a fitá-la, que coisa...
    Belíssima postagem, parabéns.
    Uma feliz semana, amigo, cuide-se bastante.
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido poeta Sinval!

    Logo que acedemos a seu blog, ficamos extasiados com a maravilha de imagem.
    Que bonita onça, em movimento, que parece que nos seduz e hipnotiza.
    Essa região deve ser muito atraente e você conseguiu pôr em seu conto poético toda essa majestosidade. Parabéns!

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.