pulsando

Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2022

Conto Poético: A B A E T É

 


"Meu nome é  este.
Um dos poucos sobreviventes da Nação  TUPI /  GUARANI.
Significa, generosidade e experiência.
Os meus ancestrais, nesta região, estão sob os brancos e
puros lençóis de  areia, no Sambaqui  do Camacho.
Minha Nação já somou mais de  tres milhões de vidas, 
na Terra Grande.
Hoje, apenas, algumas centenas.
Um demônio, de nome  AMBIÇÃO, tomou minhas  terras e
reduziu , quase a zero, minha  população.
Tenho medo que apaguem  a  história, a língua e a cultura,
no momento, quase extintas.
Cambirela, Massiambu, Garopaba, Jaguaruna, Araranguá e
tantos outros nomes indígenas, deixariam de existir..."
Olhando em sua face, coberta por sulcos da decepção e
incontidas lágrimas, senti-me solidariamente culpado.
Pedi-lhe perdão.
Como um  Nobre Guerreiro  ABAETÉ, perdoou-me...

Sinval  Silveira.

4 comentários:

  1. Ao ler este Conto/Poesia tento esquecer que seja um Relato da real actualidade...
    Muito bom e oportuno. Também o meu perdão em forma de louvor.
    Parabéns.

    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  2. Oi , Sinval,,.obrigada pelo testemunho! uma nação que não respeita os ancestrais de Terra não conhece a sua própria história e talvez por isso não a respeite como deveria. É uma pena porque o nosso país sofre de desamor e vive num lugar de maravilhas sem se dar conta de suas riquezas humanas e naturais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Amigo Sinval, que linda essa homenagem, e quanta verdade tem nesse seu conto poético! Que triste isso, amigo, os primeiros donos e habitantes do Brasil estão nessa situação tão triste, mas os humanos são assim, não preservam seu maior valor, tomam tudo, arrancam, destroem... que loucura isso, e as autoridades fazem vista grossa!
    Parabéns por você postar partes do que é Brasil e fazer rodar esse pouco caso, esse tratamento ao que o Brasil tem de mais puro.
    Um bom domingo, saúde e paz para todos aí!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido amigo e poeta Sinval!

    Li seu conto poético um pouco emocionada, porque todo o mundo, toda a raça tem direito a viver a sua vida e a sua cultura em liberdade.
    Quem não respeita as civilizações ancestrais, não tem dignidade.

    Beijos e bom outono.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.