pulsando

Seguidores

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Poema: AMAZÕNIA, O GRITO QUE NÃO SE OUVE






" Estou ardendo em chamas".
As vidas, que agasalho,  em pânico  pedem socorro.
Ninguém escuta meu grito. 
Nem o eco responde.
O fogo não sabe  a extensão do meu sofrimento.
Tento te avisar,  com sinais de densa fumaça, mas
não  acreditas.
O mundo precisa de mim.
Os reinos precisam de mim !
O tuiuiu abandonou seu ninho e as plantas  viraram
cinzas.
Parece  que o inferno se mudou para cá.
Quero pedir socorro  a Deus, mas não enxergo o Céu.
Na Terra, ninguém me escuta.
O beija -flor leva água no biquinho,  mas  a fogueira
é grande demais.
Os rios tentam, em vão,  sair do leito, para afogar o
dragão.
A chuva parece temer o foco,  caindo  distante  daqui.
Meu desespero é grande...
Até a rima destes versos,  como Joana D´Arc, foi
queimada na fogueira. "

Sinval Silveira

8 comentários:

  1. Meu querido Amigo Sinval, este poema é muito comovente. Todos nós sentimos que o fogo da Amazónia está a arder na nossa alma como se tivessem pegado fogo à nossa casa… Oxalá esse fogo acabe bem depressa.
    Uma boa semana.
    Um beijo daqui de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mestra, Graça Pires !
      Muito grato pela solidariedade.
      A dor do meu Povo é imensa, não obstante
      todas as providências que estão sendo
      tomadas, para debelar esta tragédia.
      Uma feliz semana e um fraternal abraço,
      aqui do Brasil !
      Sinval.

      Excluir
  2. Querido poeta amigo, que belo poema, sim, a Amazônia grita, vem em lágrimas pedindo compaixão, porém essas 'queimadas' vem de anos, agora que estão fazendo o estardalhaço (antes não aparecia nada), mas nota-se há muito o olho grande de fora...Há muita riqueza na Amazônia...Mas acho que nem as queimas para novo plantio no país deveria ser permitido.
    Beijo, uma boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vizinha Escritora, Taís Luso !
    Esta situação é por demais séria.
    Abala o povo brasileiro, por excelência,
    e, no geral, os povos de todo o planeta.
    Misturam-se política com interesses outros,
    resultando no que se ve: um terrível
    descontentamento mundial.
    Obrigado, querida amiga, e um fraternal
    abraço, com uma feliz semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sinval, mais que um grito de alerta, um lamento pela finitude dos bens que foram colocados à disposição da Vida....pela ignorância e cupidez humana,pela displicência à terra devastada, a Terra se rebela e os inocentes pagam pelos pecadores.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Socióloga / Poetisa, Guaraciaba Perides !
      A dor é imensa.
      A vergonha, perante o mundo, também.
      Posso entender o teu desabafo, pois é,
      igualmente, o meu.
      Muito grato pela atenção e um fraternal
      abraço, Amiga.
      Uma feliz semana.
      Sinval.


      Excluir
  5. A Poesia de Intervenção tem aqui toda a propriedade.
    Importa alertar para os problemas comuns, embora possam parecer distantes. A dimensão não é comparável, mas esse inferno vai grassando por cá também.
    As "autoridades" só o são quando há eleições e apenas nesse período. Depois deixam de ver-se. É!...


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  6. Digno Poeta, "Sol da Eteva" !
    Muito obrigado pela solidariedade.
    O sentimento do nosso povo é de
    profunda tristeza...
    As perdas, dos reinos animal e vegetal,
    são incalculáveis.
    Uma ótima semana e um fraternal abraço,
    aqui do Brasil !
    Sinval.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.